segunda-feira, dezembro 29, 2003

O HOMEM INVISÍVEL

A tasca estava quase a fechar, quando o Caguinchas se saíu com esta:
-"Ó Dragão, sabes o que é que eu gramava mesmo ser?..."
Puz-me logo de pé atrás. O que é que iria sair dali? Preparado para o pior, atrevi-me a dizer:
- "Não, Caguinchas, não sei. Talvez presidente do Benfica, não?..."
O Caguinchas, pra quem não saiba, é um lampião fanático, fundamentalista, nacional-benfiquista; daqueles sempre prontos a abrir campos de concentração pra lá meter quem ouse não idolatrar o emblema da águia.
Lançou-me um olhar homicida e rosnou:
-"Foda-se, ó Dragão, nos dias que correm, presidente do Benfica qualquer cabrão ranhoso ordinário já consegue ser! Não tem nada de milagroso. E é melhor nem me falares nisso, que já sabes que me deixa passado!..."
-"'Tá bem, pronto, não te ofendas todo, ó Caguinchas! Já cá não está quem falou. - reconfortei-o. - Mas se não é isso, é o quê?"
-"Pá, o que eu gramava mesmo ser era o Homem Invisível!..." - Confessou ele, com um brilho sonhador nos faróis. E já se imaginava, todo lampeiro, nas ourivesarias, nas pastelarias, nos cinemas, nos bancos, a gozar a vida à borliu, a apalpar impunemente a bilha às gajas, a pregar partidas aos bófias, etc, etc. -"O Homem Invisível, 'tás a ver Dragão, bem fixe!..."
Fitei-o com o a minha cara manhosa número três. Desafivelei o sorriso sarcástico número 31 e citei-o bem de frente:
-"Só isso?... É fácil!..."
-"Fácil?!! - Quase cuspiu os dentes. - 'Tás cos copos?!!"
- "'Tou-te a dizer, ó Caguinchas, se é só isso, não custa nada: empregas-te aí numa dessas fábricas multinacionais, dás ao coiro até teres quarenta ou mais anitos, ganhas o estritamente necessário para comer, beber e vestir (à rasquinha), inscreves-te no sindicato, na caixa e essas coisas todas, constituis família e depois, quando já estás bem viciado na coisa e achas que vives no melhor dos mundos (com cartão Visa e tudo), eis que os gajos decidem deslocalizar-se, ou seja: mudarem-se para um país ainda mais miserável, com otários ainda mais baratos. Fecham a fábrica e dão de frosques sem dizer água vai. Vais ver se não ficas invisível!...No mesmo instante. É como se nem existisses!...Experimenta só!..."
-"Foda-se!" - Bradou o Caguinchas. - Também tu!...Desmancha-Prazeres!..."
Agora vai estar dois dias sem me falar.

Sem comentários: