sexta-feira, dezembro 19, 2003

O TOP TEN DOS AVANÇOS CIENTÍFICOS EM 2003

Pois é, os cientistas estão sempre a descobrir coisas. É para isso que lhes pagam. Se não descobrissem coisas, morriam de fome. Os pedreiros fazem paredes, os agricultores plantam batatas, os padeiros cozem pães; eles, cientistas, descobrem coisas. E lá vão ganhando prás sopas. Na verdade, se as descobrem ou as inventam é irrelevante: essencial é que surjam, no mí­nimo anualmente, com novas teorias e hipóteses, fruto de meticulosas observações e cálculos alucinantes. Dispõem de equipamentos e instrumentos poderosos, para o efeito. Como o Satélite WMAP ou o telescópio SDSS. Agora foram os dois ao mesmo tempo e, graças a eles, descobriram aquele que é considerado "O avanço cientí­fico do ano", o nº 1 do Top Ten. Que pode ser resumido nos seguintes pontos:
a)O universo está cheio de "matéria escura" e "energia escura" (também chamadas "matéria e energia bizarras do Universo");
b) 23% do Universo é matéria escura (por definição, matéria que não emite qualquer luz);
c) 73% do Universo é energia escura (força repulsiva que acelera a expansão do Universo);
d) 4% do Universo é matéria normal.
Isto dá que pensar e, no mí­nimo, é inquietante. Inquietante, que digo eu, isto é de pôr os cabelos em pé. Dir-se-ia que, afinal, o Universo, em vez de obra dum Ser Iluminado, mais parece feudo dum Tenebroso qualquer. Todavia, se bem que horrí­vel, isso teria a vantagem de explicar o manicómio actual que é o nosso planeta; mas, para complicar as contas, os cientistas garantem (muito convenientemente, diga-se de passagem) que o nosso planeta e mundo em geral são constituídos pela tal "matéria normal" e minoritária. (Tinha que ser, senão o emprego deles ficava em risco... )
Eu não tenho satélites nem telescópios, mas tenho algo melhor - este meu dragoscópio, instrumento muito mais fíável e preciso -, pelo que vos garanto que esta teoria é prova eloquente que o nosso, além de ser um Universo bizarro, apinhado de gente bizarra, está cheio,cada vez mais  à  cunha, de teorias escuras e obscuras! É que fazendo as pessoas parte integrante do Universo, e aceitando como válida a teoria, não vejo como é que elas escaparão à  mesma. Pelo contrário, é mais que evidente que a confirmam e, a seu modo, desempenham. Porque se passarmos um pouco além do ní­vel superficial, das meras aparências, ou seja, se atentarmos ao ní­vel do espí­rito, da inteligência e das ideias, oferece poucas dívidas que cerca de 73% da população mundial palpita de "energia bizarra" e 23% (no mí­nimo) das mentes irradia "matéria escura", não emissora de qualquer luz. Restam 3% de alminhas normais - no fundo, matéria em vias de extinção (porque, esqueci-me de dizer, a matéria e energia bizaras, escuras, segundo os senhores cientistas, estão em expansão para sempre). A realidade actual confirma-o.
Para terminar, em que é que isto tudo reconforta e congratula o desempregado ou assalariado urbano do nosso tempo, quando confrontado com o escravo da antiguidade? Numa imensidão, ora essa: enquanto o ancestral vivia submerso na obscuridade e na ignorância, culpando uns quaisquer fulanos divinos, já o actual sabe agora, de fonte segura e indubitável, com que matérias se coze, percentagens exactas e tudo. Se isto não é progresso!...


Sem comentários: