sábado, janeiro 03, 2004

UMA QUESTÃO DE NOMENCLATURA

Já me vinha eu a retirar da tasca, quando o Armindo, referido dono da dita, me chamou à parte. Diz-me ele:
"Ouve lá, ó Dragão!...Explica-me aqui uma coisa...
Aproximei-me. O gajo parecia embaraçado. Quase em surdina, confidenciou-me:
-"É o seguinte: agora que isto tem computador, é uma tasca ou não é uma tasca?... O Caguinchas anda p'aí a dizer que eu devia mudar o nome, modernizar-me...O Dinossauro diz também não sei o quê, mas tu sabes qu'eu não percebo pevas daquelas palavras de cinco mérreis que ele pra lá usa...E tu o que é que achas? Deve continuar a chamar-se "A Cova Funda - Vinhos e petiscos" ", ou achas que mude o nome?..."
Por esta altura, o Caguinchas (que ultimamente anda num curso acelerado de porno-náutica, com o Dinossauro), apercebendo-se do colóquio, bradou:
-"Ó Dragão, explica aí a esse matumbo, que isto agora é uma ciber-tasca!..."
O olhar aflito do Armindo taberneiro meteu-me dó. Deu-me pra não atazanar mais o desgraçado, vejam lá bem. Disse-lhe, pois, em tom sincero e analgésico:
-"Ó Armindo, deixa-te de modernices!...Tasca ou ciber-tasca pouca diferença faz!...É como o país, não te lembras do Guterres?...É "vinhos e petiscos", e não passa disso -e "Cova funda" está muito bem, até porque cova ou buraco vai dar tudo ao mesmo. Só que agora estás "on line"..."
Eu ia dizer mais qualquer coisa inteligente, mas o Caguinchas, ao seu jeito desabrido, nem me deu tempo:
-"Yá, ó artolas: isso chama-se progresso! Em vez da mesma garina no mesmo calendário seboso todo o ano, agora, ao menos, um gajo areja a vista todos os dias. Qual tasca, qual carapuça: isto agora é mas é self-service!..."
Raios partam o sacana do Caguinchas!...

Sem comentários: