segunda-feira, março 29, 2004

AL QAEDA - UMA CAUSA NATURAL

«Sondagem: atentado da al-Qaeda em Portugal
MAIORIA TEM GRANDE RECEIO DE ATAQUE»

Isto é só pra se armarem. Como sempre, estão só a querer dar nas vistas e aparecer na fotografia. Não podem ver nada ao vizinho, que não se ponham logo a cobiçar. Já se imaginam a abrir os telejornais da CNN e da BBC...
Todavia, esses mega-terroristas serão maus, infames, mas não são concerteza assim tão estúpidos! Que interesse podem eles ter num povo calejado e viciado em sofrer? Que experimenta na desgraça e na catástrofe crónica uma volúpia ímpar, uma vocação transgeracional?
Só se fossem igualmente doidos e não menos masoquistas. Além do mais, não estou a vê-los grandes apreciadores de filas de espera, sendo que ainda correriam o risco -inconcebível risco -, de passarem despercebidos: no meio dos atentados governativos, das chacinas nas auto-estradas, dos telejornais da TVI, das pontes a ruírem, dos hooligans deste verão e dos incêndios à rédea solta pelas matas e vilas, ainda acabavam esquecidos num qualquer processo, à mercê dum juíz peregrino bem capaz de atribuir causas naturais às explosões.
Por tudo isso, um atentado, aqui, da Al Qaeda, era o fim da organização: a sua causa, qualquer que ela seja, deixava de ser boa ou má, sublime ou péssima...Passava, pura e simplesmente, a ser natural. E contra a natureza (ainda pra mais, a nossa) não há política nem organização que resista.

Sem comentários: