sábado, março 27, 2004

O RISO DOS INOCENTES

Anda pr'aí muita gente a rir-se, a bandeiras despregadas, do último e extravagante desejo do nosso PM, Durão Barroso (ou Burrão Darroso, para os disléxicos). Confidenciou ele, ao "The Economist", que «quer obter em 2006 a maior maioria absoluta alguma vez alcançada em legislativas.»
Aqui, na tasca -aliás, ciber tasca -, a galhofa é muita e as teorias explicativas para tão inusitado fenómeno multiplicam-se.
Segundo o Caguinchas:
-"Eh pá, com desejos desses, o gajo só pode estar é grávido!..."
Na douta opinião do Dinossauro:
-"Certamente, o Bush Júnior mandou-lhe uma lâmpada mágica de Bagdad...Ele esfregou-a, apareceu-lhe um génio lamparineiro, e este é o seu primeiro grande desejo!...Aguardemos pelos outros dois..."
Uma série de obscenidades e impropérios, acompanhados de manguitos e benzeduras, interpretados pela restante clientela, manda o decoro e a prudência que não especifique mais que isto.
Mas eu, devo dizer-vos, não só não me rio, como acho que o homem fala a sério e com a certeza sinistra que só uma planificação metódica, maquiavélica e atempada pode proporcionar.
Será que ninguém repara?
Pelo andar da carruagem, daqui a dois anos, quem não for celebrante ou acólito dos partidos governamentais, das duas uma: ou emigrou; ou morreu de fome. Como aqueles que emigrarem, também acabarão por morrer de fome, (excepto os que desaparecerem misteriosamente ou faleceram por espancamento), quem sobra para votar nas legislativas?...
Vai ser uma maioria absoluta e esmagadora. Ao nível do Saddam dos bons velhos tempos. Não tenho dúvidas que vai ser mesmo a maior maioria absoluta alguma vez alcançada em legislativas.
Riam-se, riam-se...

Sem comentários: