terça-feira, julho 20, 2004

As Palavras e as Acções


 
«Ulisses - (...)Mas tem coragem, porque é agradável alcançar a vitória. Depois disto, se verá outra vez a nossa justiça. Agora põe-te ao meu dispor pelo curto espaço de um dia, para agires sem escrúpulos; depois, durante o resto da vida, podem considerar-te o mais honesto de todos os mortais.
 
Neoptólemo - Por mim, filho de Laertes, as palavras que me custa ouvir, detesto também pô-las em prática. Não está na minha natureza usar de vis artifícios -nem na minha, nem, ao que dizem, na daquele que me deu o ser.  Ao contrário, estopu resolvido a levar o nosso homem pela força e não pela astúcia. Dispondo apenas de um pé, não conseguirá dominar, pela força, tantos de nós.
Sim, é verdade que vim para te ajudar, e receio ser considerado um traidor: contudo prefiro, senhor, falhar, agindo honestamente, a vencer, procedendo como um vilão.
 
Ulisses - Filho de nobre pai, também eu, quando era jovem, tinha a língua preguiçosa e pronto o braço. Hoje, com a experiência,vejo que, entre os mortais, são as palavras e não as acções que conduzem tudo.
 
Neoptólemo - Mas que me ordenas tu, senão dizer mentiras?!
 
Ulisses - Ordeno-te que te apoderes de Filoctetes pela astúcia.
 
Neoptólemo - E porquê levá-lo pela astúcia e não pela persuasão?
 
Ulisses - Jamais se deixará persuadir, e pela força não o podes tu capturar.
(...)
Neoptólemo - E não te parece vergonhoso mentir?
 
Ulisses - Não, se a mentira nos traz a salvação.
 
Neoptólemo - Com que cara ousa alguém proclamar tal doutrina?»
 
    - Sófocles,  "Filoctetes".
 
Estes velhos Helenos sabiam-na toda. Venham-me cá agora falar em Shakeaspeare ou Maquiavel!...
 


1 comentário:

josé disse...

"Neoptólemo - E não te parece vergonhoso mentir?

Ulisses - Não, se a mentira nos traz a salvação. "

Aqui está toda a ética dos políticos portugueses, a começar no Portas e a acabar no Carvalhas.

O PS do Ferro e do Soares e do agora inefável e ignorante Socrático , poderia ostentar esta troca de palavras na varanda do Largo do Rato, como máxima.
Falo do PS porque é actualmente o partido que vive a maior e mais perversa mentira.