domingo, abril 09, 2006

O Último episódio da incrível Saga!... Não perca!




Para concluir a "Experiência de campo" que temos vindo a realizar neste blogue, eis alguns registos da judiovisão clássica:


Séneca considera os Judeus como “a nação mais maligna de todas”. No que é corroborado por Cícero, Horácio, Ovídeo, Marcial e Juvenal. Tácito foi ainda mais longe: classificou os rituais religiosos hebraicos “contrários aos da restante humanidade” e proclamou que eles [os judeus] eram “sinistros, vergonhosos e tinham sobrevivido apenas graças à sua perversidade”. Criticou-os também pela “sua obstinada solidariedade, que contrasta com o implacável ódio que nutrem em relação à restante humanidade”. Quintiliano, por seu turno, considerou-os "como uma praga para os outros povos". Cícero verberou-lhes ainda o "tribalismo" e a "influência nas assembleias". Celsus escreveu que eles "se jactavam de possuir uma sabedoria superior e de desprezar a companhia dos restantes homens".
Do lado grego, Filostrato acreditava os judeus desde há muito se opunham à restante humanidade e que eram homens de modos de vida misantropos, que não partilhavam nem comida nem bebida com outros."
Finalmente, e para terminar em beleza (entenda-se: horror, tragédia, martírio) esta nossa digressão pelas escarpas e penhascos do anti-semitismo, aqui fica um conjunto geral de citações e figuras da cultura ocidental -além das que anteriormente visitámos -, a quem eméritos activistas judeus - como Dershowitz, Pawel Spievak e Daniel Pipes -, atribuem anti-semitismo, em grande parte dos casos, feroz.
«Os judeus podem ser definidos, muito plausivelmente, como a raça mais desagradável de que já ouvi falar.»
- H.L. Mencken

«Párem de ser judeus e comecem a ser seres humanos»
- G. B. Shaw

«Toda a carcaça podre está atestada de vermes judaicos.”»
- Henry Adams

«Um estudo cuidadoso do anti-semitismo, respectivos prejuízos e acusações poderá ser de grande valor para muitos judeus, que não avaliam adequadamente a irritação que infligem.»
- H.G. Wells

«Gente brutal, homens vis e vulgares»
- Denis Diderot

«Os judeus continuam a não poder proclamar qualquer génio verdadeiro, nenhum grande homem. Todos os seus talentos e habilidades giram à volta de estratagemas e baixa charlatonice...São uma nação de aldrabões.»
- Immanuel Kant

«O Judeu é, por temperamento, um anti-produtor, não um agricultor, nem um industrial, nem sequer um verdadeiro mercador. Não passa dum intermediário, sempre fraudulento e parasita, que opera, tanto no comércio como na filosofia, por meios de falsificação contrafacção e ciganice.»
- Proudhon

«Não vejo outra maneira de nos protegermos contra essa gente senão conquistando a sua Terra Prometida e enviá-los a todos para lá.»
- Fichte

«Uma seita exploradora, um povo de sanguessugas, um parasita devorador singular, justa e intimamente unido não apenas por intermédio de vínculos nacionais, mas também através de todas as divergências de opinião... »
- Bakunine


Outros anti-semitas notórios foram: T.S.Eliot (anti-semita literário bem como social, mesmo após o holocausto), Edgar Degas, Pierre Renoir, Thomas Edison, Henry Ford, Richard Wagner , Aleksander Pushkin, Goethe, Sobel, Fourier, Marx, Tousenel, Le Roux, Dreiser, Ferdinand Lasalle, Céline, etc.



Em breve, as conclusões. Para já, uma, óbvia e deveras sugestiva: o anti-semitismo não é património exclusivo da direita.
Ai a sacristia que vem abaixo!...

Sem comentários: