quarta-feira, maio 03, 2006

LSD

Diz um tal Vasco Graça Moura - que, pelos vistos, nos intervalos de tradutor e nas pausas de ser poeta, é também um perito voraz de geopolítica:
«Sem contar que o radicalismo fundamentalista dota a política iraniana de uma coesão alucinada que falta ao Ocidente.»

Falta, por conseguinte (com imenso pesar deste pensador fulgurante, presume-se), uma "coesão alucinada" ao Ocidente. Eis a panaceia, senhores: equipado com uma "coesão alucinada", o Ocidente, enfim, para grande alívio destas tias histéricas a descabelarem-se aos gritos diante dum ratinho, triunfará. De outro modo, céus!, é melhor nem pensar... Cavemos bunkers, corramos aos abrigos: será certamente o caos, a tragédia, o apocalipse em figura de gente.
Em todo o caso, alucinados não faltam, lá como cá. É só questão destes nossos (os Vascos, Pachecos et al) se compactarem mais. Se bem que já escrevam, mujam e pensem em manada, falta-lhes apenas a coerência de assinarem com uma única e comum chancela. Que tal LSD?...
A coesão alucinada do Ocidente tem que principiar por algum lado. Nada como os teóricos começarem por dar o exemplo. Senão, o que vai ser de nós?...

Entretanto, algumas imagens da "coesão alucinada" que tanta falta faz, segundo estes gurus, ao Ocidente (entenda-se Europa):

Sem comentários: