domingo, agosto 06, 2006

Propaganda ou propagalga?...



Tecnicamente falando, isto é verdade:
Falta apenas acrescentar, a bem duma melhor exaustão do assunto, que existem não apenas sistemas multitubo (BM-21, BM-24) que requerem o suporte duma viatura, mas também sistemas unitubo (Grad-P), que disparam apenas um Rocket e são portáteis por indivíduos apeados. Naturalmente, este sistema Grad-P, por razões tácticas óbvias, deverá ser o que está a merecer a preferência dos guerrilheiros do Hezzbolla. Assim sendo, o único local de um edifício donde o mesmo pode ser efectivamente disparado é de um terraço. Não tem, todavia, qualquer interesse para o operador fazê-lo a partir daí, pois dificultaria a retirada do mesmo em tempo útil. Calcula-se que, no máximo, em dois minutos, o sofisticado sistema de detecção e resposta israelita localiza a origem do disparo e fustiga-o, com elevado grau de precisão, através de artilharia terrestre ou meios aéreos.
Portanto, quando lemos notícias como esta:
«Reuters news agency quoted an unnamed Israeli naval officer as saying the guerrilla cell was on the second floor of a five-storey block in a densely populated neighbourhood. », e outras do mesmo jaez - em que os israelitas atacam apartamentos donde pseudo-terroristas terão feito expedições de putativos mísseis -, podemos ter a certeza que estão a tentar fazer de nós parvos. Não se disparam rocketes de apartamentos.
Na mente dos nossos neoconinhas e belicoisos associados eles até podem ser disparados -e geralmente são - de carrinhos de bebé, por islamofassistas ainda de fralda e chupeta; mas na realidade não.


PS: Um indício muito forte (para não lhe chamar outra coisa) de que os Hezzbollahs estão a usar o sistema unitubo e não o BM-21 é que a "aterragem" dos katyuscas tem sido individual e quase sempre errática. Ora, um BM-21 em acção pode remeter até 4o (quarenta) ameixas duma só revoada para um mesmo destinatário. As ameixas não vão cair todas no mesmo sítio (nenhum projéctil de artilharia tem essa capacidade) mas, de certeza, vão bater todas a mesma área. Ora, não consta que nenhum bairro de Haifa tenha sido terraplenado, pois não?

PS.2: No caso do apartamento do 2º andar -não especifica se direito ou esquerdo -, que os comandos israelitas assaltaram num bairro de Tiro, segundo a notícia em epígrafe, a tese peregrina ainda é mais esgalgada: nem sequer era um "katyuska", mas sim um míssil que tinha caído bastante mais longe, por Israel a dentro. Ora se tinha maior alcance, tinha, pelo menos, maior carga (os mísseis, no fundo, são pequeninos foguetões e não voam por força de fisga nem catapulta doméstica (excepto nas mentes que nós sabemos), pelo que era maior, mais pesado e, certamente, não portátil. Cabe na cabeça de alguém -e não precisa de ter conhecimentos mínimos militares, bastam-lhe os alqueires bem medidos -, que os Hezzbollas andem a levar rampas de lançamento de mísseis para o 2ºAndar num qualquer bloco de apartamentos de Tiro?!!... E subiam, eles mais a traquitana, como? - Pela escada? pelo elevador? Ou recorriam àquelas monta-cargas gigantes das firmas especializadas em enfiar pianos de cauda pelas varandas, nos T6 dos pato-bravos?...
Estamos a falar de mísseis SSM ou de cartas armadilhadas?...

Sem comentários: