domingo, janeiro 11, 2009

Cesariana do amanhã



Informa-me o Carlos (bom ano para ti, pá) que «o número de partos por cesariana não cessa de aumentar em Portugal desde os anos 90 do século passado até chegarmos à vergonha de sermos o segundo da UE com maior taxa de cesarianas

Ora, isto requer alguns considerandos da minha parte. Se é de cesarianas que se trata, nada como ouvir aqui o César. E o César, ainda para mais Augusto e Dragão, tem a comunicar-vos o seguinte:
A alta taxa de extracção de nascituros pela barriga, embora pareça, assim de relance, mais um modernismo tecnomaníaco-fisifóbico e eu deteste esse tipo de porcarias, acaba por ser, bem remiradas as coisas, um nítido progresso para a nação. Desde que, claro está, amenize a elevadíssima taxa de nascituros que, neste país e nos últimos trezentos anos, em alarmante crescendo, vêm sendo expelidos pelo ânus da mãezinha. O que, por muito relaxado e treinado que ande o orifício, e geralmente anda, não deixa de causar traumas e sequelas futuras, sobretudo ao nível craniano, na criança e respectivas edificações subsequentes. Assim, poupando mãe e filho a tão originais tormentas, estou em crer que os nossos netos, diante das tele-elites socio-políticas do seu tempo, já poderão ao menos animar-se (bem ao contrário de nós , desgraçados ) defronte dos ecrãs ou escaparates vipejantes: "ao menos este não o cagou a mãe - sacou-o da concha a medicina!"
Nisto, concordemos, sobressai uma inegável vantagem da extracção sobre a excreção: continua a ser baixa, mas ao menos não é imunda. E se bem que deixem de vir ao mundo por um buraco justo ao tamanho da inteligência, passam a eclodir por uma fenda artesiana convenientemente rasgada e calculada às dimensões do talento.
Donde nos é permitido concluir que, não sendo embora tão rápido quanto se pensa, o Progresso, apesar de tudo, existe. Sorte a dos vindouros, principalmente nos dias eleitorais, nas datas sufragantes: a escolha, no menu, já não estará asquerosamente confinada a uma variedade muito reduzida de bostas, mas contemplará também - esperemos, com algum optimismo - dois ou três tipos lavados de moluscos bivalves antropomórficos. Da esterqueira à marisqueira, para a nacinha, havemos de convir: será quase uma ascese.

Sem comentários: