sábado, março 21, 2009

Repórter Flash - Em Directo do Muro dos Lamentáveis


Em Maio próximo, o Papa vai visitar a Palestina, incluindo o respectivo cancro a céu aberto. Num dos recantos pitorescos deste, o Muro não sei das quantas, reina um tal rabino Rabinovitch (passe a redundância, que outra coisa não significa, presumo, senão um cúmulo de rabizice). Pois este super-rabi avisou já o sucessor de Pedro: nada de cruzes diante da santa alvenaria! Quer dizer, o Papa cristão católico pode aceder ao muro, mas desfarda-se primeiro. Só pode entrar à civil, depreendo. Conforme determina o Rabinovitch.
O Dragoscópio, sempre atento às rabinices gaiteiras que vicejam por esse mundo fora, e cada vez mais fascinado pelos acessos invariavelmente dignos e edificantes das mesmas, tratou de enviar o seu repórter especial ao local do mais recente defluxo. Onde apurou do respectivo teor e aroma.


Repórter Flash - Rabi Rabinovitsh, porque é que o Papa não pode usar a cruz ao pescoço diante do muro?
Rabi Rabinovitsh - Antes de mais, shalom! Quanto à pergunta, a resposta é simples: porque a cruz nos ofende. Ao pescoço, então, nem pensar! Se ainda fosse às costas, e em tamanho real, ainda vá que não vá... Agora, assim, ao peito, simbolicamente, em miniatura, constitui uma total falta de respeito, uma provocação ostensiva. Até porque representa, em pleno exercício, um proto-anti-semita dos mais perigosos!
Repórter Flash. - O facto do Papa ser alemão causa-vos alguma azia, alergia ou rabugice suplementar?
Rabi Rab. - Bem pelo contrário, nós gostamos muito de alemães. São os nossos maiores benfeitores. Sem eles não teria havido a Shoa (Holocausto), nem, consequentemente, o Estado de Israel.
Repórter Flash - Todavia, permitiram que um polaco (o Papa João Paulo II) visitasse este mesmo muro arvorando a cruz e agora, quando é um alemão, já estão com interdições e esquisitices!...
Rabi Rab. - Pois claro que estamos. E justifica-se plenamente. Sendo alemão, vem armado da cruz errada. Devia trazer a suástica. Ou seja, devia ostentar uma que sinalizasse a infâmia dele e não a nossa!
Repórter Flash - Portanto, com a suástica não havia problema...
Rabi Rab. - Problema havia sempre. É para isso que cá estamos, para arranjar problemas. Arranjá-los e pô-los a render juros. Mas o que havia, acima de tudo, era respeito: pela nossa casa e pela nossa religião.
Repórter Flash - Refere-se ao judaísmo?
Rabi Rab. - Judaísmo?!! Anátema! Anátema! Essa é a religião dos anti-semitas: proclamam que há judeus em todo o lado e holocausto em lado (e tempo) nenhum! Refiro-me ao Holocaustismo, ora essa!, a verdadeira religião, do Deus único e do povo eleito: Sion e o seu exército!
Repórter Flash - Em resumo, se bem o entendo: diante do Muro, o Papa que nem pense em aparecer com a cruz. E se for atrás do muro, já pode?
Rabi Rab. - Nem atrás, nem à frente, nem no raio de cem metros! A Cruz com aquele cujo nome nem me atrevo a pronunciar, nunca! (E cospe no chão três vezes).
Repórter Flash - Mas se o Papa comparecer de fato e gravata já não há problema, pois não?...
Rabi Rab. - Não. De fato e gravata, com chapéu e óculos escuros, até seria mais adequado.
Repórter Flash - Mas desde que a toilette não seja completada de qualquer enfeite menos elegante, presumo... Um brinco em forma de crucifixo, por exemplo... Ou uma tatuagem no braço, estando, ainda que momentaneamente, o Sumo-Pontífice de T-shirt, por causa da canícula.
Rabi Rab. - Ah, nem por sombras! Vamos estar atentos!... teremos câmaras e zooms por toda a parte. Nenhum ângulo será descurado!
Repórter Flash - E se o Papa vier de camuflado, com a cruz na boina ou dissimulada na heráldica do crachá (disfarçada, por exemplo, de espada ou adaga comando)?...
Rabi Rab. - Não passará! Arrisca-se mesmo a amargos dissabores.
Repórter Flash - Um solução de consenso, em que nem o Papa abdica da sua religião, nem vocês da vossa exigência estapafúrdia, seria o Papa, durante a visita, envergar uma burka por cima da farda pontifical, não?...
Rabi Rab. - Desde que não se aviste o crucifixo... Mas, ainda assim, terá que ser automaticamente revistado, de hora a hora, para ver se não transporta ou desenvolve cintos explosivos.
Repórter Flash - Bem, rabi Rabinovitch, creio que ficámos todos razoavelmente esclarecidos. Agradecemos a sua disponibilidade para esta entrevista. Só uma última questão, que até é mais uma curiosidade: com toda essa vossa crucifixofobia desvairada, vocês têm mesmo a certeza que são judeus?... Não serão antes vampiros?... É certo que se proclamam descendentes de Abraão, mas mais parecem engendrados pelo Conde Drácula, chiça.

Sem comentários: