quinta-feira, setembro 10, 2009

Revisionismo culinário - 1. Cozido à Anti-semita

Ingredientes:

«1/2 galinha gorda - 350 gr de presunto - 350 gr de carne de vaca - 1 chouriço de carne - 1 chouriça de cebola - 1 morcela - 1 farinheira - 250 gr de orelheira de porco - 2 pés de porco - entrecosto - 3 cenouras - 1 couve tronchuda - 5 batatas - 350 gr de arroz - sal»

Confecção:

«Numa panela grande com água, introduzem-se as carnes, excepto o presunto e o chouriço,» que devem primeiro ser passados pelo Hanuchà. «Quando a galinha estiver meio cozida, introduzem-se então, o presunto e o chouriço. Meia hora depois, retira-se metade do caldo e reserva-se.»

« Com metade deste caldo cozem-se os legumes. Rectifica-se os temperos.

Com a outra metade, prepara-se o arroz. Põe-se o caldo a ferver, à parte, juntando mais um pouco de água, a quantidade necessária de modo a que fique um arroz solto.

Levantando fervura, junta-se o arroz e deixa-se cozer. Rectifica-se os temperos.

Para servir, coloca-se a galinha e a carne de vaca cortadas aos bocados, no centro de uma travessa e à volta, põe-se a orelheira e o presunto também cortados aos bocados, o chouriço às rodelas, as cenouras, as batatas e as couves. O arroz serve-se numa travessa à parte.»

Depois, leva-se tudo, com muito cuidado, e deposita-se na sinagoga mais próxima. Os pés de porco, naturalmente, em destaque.

Sem comentários: