quinta-feira, novembro 12, 2015

No Limbo Ideológico

Entretanto, à esquerda, parece que os actuais excursionistas da PaF já não são apenas a direita: são fascistas (o mecanismo afigura ser  mais ou menos este: os socialistas austeritários taxam os socialistas fofinhos de comunistas; e os fofinhos, em resposta, apodam os austeritários de fascistas). 
Com tão extremada deslocação, sou forçado a presumir que a Direita do Index democrático  - vituperada por todos, esquerdas e alter-esquerdas (agora estive bem) - submete-se à nova contingência: sem lugar neste mundo nem descanso possível no Outro, já nem debaixo das pontes pode pernoitar. Vai de paradoxo para o paratopos, ou seja, despejada de Sem Abrigo, sai escorraçada  para o Limbo. Uma espécie de campo de concentração democrático. Que nos transporta a uma séria suspeita: as ideologias também estão sujeitas ao penatório do desemprego.

Vai um ultramontano por um qualquer arrabalde escombroso e depara-se com um fascista cabisbaixo e maltrapilho...
- Então, pá, o que te aconteceu? - Indaga, perplexo, o primeiro.
- "Então, ia para pegar ao emprego e só encontrei a entrada barrada e uma nota lacónica de despedimento sumário. Tinham contratado um democrata. Um desses migrantes ideológicos, vindo lá das berças,  do país do diabo mais velho. - Responde o segundo.
- "Eh pá, coitado. Isso já vai assim? Que mundo este!..." - 
- "Vai de mal a pior. Atrás de mim já vem um nazi, um stalinista e vários nacionalistas avulsos. Tudo no olho da rua. Sem justificação nem indemnização!... Todos no desemprego!..."
- Não é possível...  - Banza-se o ultramontano.
- "É, é. - Conclui o outro. - Todos substituídos por democratas. Estes não dão hipótese: alugam-se por um prato de lentilhas e dois ou três pinchavelhos. Fazem tudo e não refilam. Saem mais baratos que um chimpanzé e oferecem menos risco que um gavetão da morgue.
-"Estou a ver. Isto vai ficar superlotado."

Sem comentários: